Centro Histórico de Oliveira de Azeméis
Mercado à Moda Antiga nos dias 16 e 17 maio

18-2-2020, Oliveira de Azeméis     368
Foto Artigo

O Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis realiza-se nos dias 16 e 17 de maio tendo associado ao cartaz deste ano o pão de Ul, uma das iguarias locais mais apreciadas.

Este produto gastronómico estará em evidência naquela que é já a 24ª edição do evento que pretende recriar o mercado que se realizava no final do século XIX na antiga Praça dos Vales, no local onde hoje se situa o jardim municipal.
O Mercado à Moda Antiga de 2020 ocupará sensivelmente a mesma área de anos anteriores (38 mil metros quadrados) contando com a presença de cerca de 70 artesãos e 90 associações.
Decorrendo nas principais ruas do centro histórico, o evento é um regresso aos costumes oliveirenses onde não faltará tendas com venda dos mais variados produtos, utensílios antigos, música tradicional, animação itinerante, local para degustação gastronómica, jogos tradicionais e artesãos a trabalhar ao vivo.
Há mais de um século o centro da então vila reunia gente de todas as freguesias do concelho para vender os produtos da terra, principalmente agrícolas. 
Nos dias 16 e 17 de maio todo esse cenário será, mais uma vez, recriado fielmente por cerca de dois milhares de figurantes trajados a rigor.


zibiz.net