PUB

Momento alto das celebrações da Semana Santa é dia 19 Abril
Via Sacra ao vivo percorre centro histórico de Santa Maria da Feira

16-4-2019, Sta. Maria da Feira     238
Foto Artigo

A caminhada sagrada que Jesus efectuou deste o Pretório de Pilatos até ao Monte Calvário é recriada pelo Grupo Gólgota no dia 19 de Abril às 21h30, do Palácio da Justiça até ao Castelo. Este é o momento alto das celebrações da Semana Santa.

As origens da Via Sacra não são muito claras, já que nove das catorze estações da Via Crucis estão relatadas no Evangelho, e outras cinco são oriundas da tradição. Na escadaria do Palácio da Justiça, procede-se ao “Julgamento e Condenação de Jesus” pelo poder romano, incitado pelos chefes do povo de Israel, e é daí que começa o caminho para o Calvário. 
Na escadaria da Igreja da Misericórdia Jesus, já cansado pelo peso da cruz, encontra-se com sua Mãe e com Verónica, que lhe enxuga o rosto desfigurado. Numa alteração de percurso, o terceiro quadro, “Julgamento de Jesus na ‘praça pública’”, acontecerá na Praça da República. 
Na escadaria da Igreja Matriz, “O Cireneu ajuda Jesus a levar a Cruz”, num caminho que se antecipa íngreme na subida para o Castelo, integrando-se a meio desta subida os dois ladrões que serão crucificados com Jesus. 
Já no Castelo, no ponto alto da cidade e da história, é recriada a Crucificação e Morte de Jesus, e a sua consequente Ressurreição.


zibiz.net