PUB

Entregues os Estandartes Nacionais às Forças que irão para o Iraque e Afeganistão
Aniversário do Regimento de Engenharia de Espinho com pompa e circunstancia

16-4-2019, Região     132
Foto Artigo

Enquadrada nas celebrações do 13º aniversário da Brigada de Intervenção (BrigInt) e do 43º aniversário do Regimento de Engenharia Nº 3 (RE3), junto à Praia da Frente Azul, em Espinho, a cerimónia de entrega do Estandarte Nacional (EN) ao 9º Contingente Nacional, a empenhar na Operation Inherent Resolve (9CN/OIR) no Teatro de Operações (TO) do Iraque, e à 3ª Força Nacional Destacada (3FND) para o TO do Afeganistão, que se constituirá como Força de Reação Rápida (Quick Reaction Force - QRF), integrada na Resolute Support Mission (RSM) da NATO.

O Exército Português, através da BrigInt, encontra-se na fase final do aprontamento das Forças Nacionais que serão destacadas para o TO do Iraque e do Afeganistão, no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal. 
O 9CN/OIR, constituído por 30 militares, irá apoiar a formação das Forças de Segurança Iraquianas e a 3FND/QRF/RSM, composta por 154 militares, irá contribuir para a segurança do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul.
A cerimónia militar de entrega dos EN foi liderada pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército e Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Guerra Pereira, e o presidente da Câmara Municipal de Espinho, Joaquim Moreira.
No âmbito das celebrações do Dia do RE3, o Brigadeiro-General Matos Alves enalteceu o desempenho do Regimento, citando, a título de exemplo, os apoios externos aos municípios de Espinho, Pedrogão Grande e Sever do Vouga, as acções de prevenção dos fogos rurais, com patrulhas de vigilância e acções de rescaldo a incêndios em diversos pontos do território nacional.

As comemorações contemplaram também Actividades Militares Complementares, na Rua Nº 2, em Espinho, onde a população civil teve a oportunidade de contactar com algumas das capacidades da BrigInt.


zibiz.net