PUB

42 Access Points instalados pela zona histórica
FeiraFree Internet gratuita para moradores e turistas

22-5-2019, Sta. Maria da Feira     233
Foto Artigo

Chama-se ‘FeiraFree’ a rede pública de Internet disponibilizada pelo Município de Santa Maria da Feira na sequência de uma candidatura ao Turismo de Portugal, que se concretizou este ano, com um investimento total de mais de 70 mil euros.

O Município de Santa Maria da Feira instalou hotspots Wi-Fi em vários locais públicos, distribuídos pelas zonas da cidade com maior afluxo de turistas, permitindo o acesso à Internet a moradores e visitantes. Foram instalados 42 Access Points (pontos de acesso), integrados numa rede de dados específica do Município e geridos centralmente pelo mesmo.

O objetivo é que os cidadãos que se deslocam à zona histórica da cidade possam aceder à Internet a partir dos seus dispositivos móveis. Os clientes da rede Wi-Fi são autenticados e geridos por um sistema de autenticação que garante o registo dos utilizadores. Para a gestão, controlo e registo de acessos dos utilizadores, inclui-se uma plataforma que garante a proteção do acesso à rede Wi-Fi, o policiamento de tempo de acesso e largura de banda por utilizador, bem como o registo dos acessos e gestão dos tempos de autenticação.

O acesso à Internet Wireless público em Santa Maria da Feira é um projeto cofinanciado, com uma candidatura aprovada à Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi do programa Valorizar do Turismo de Portugal, IP, que visava disponibilizar Wi-Fi gratuito no centro histórico da cidade, nomeadamente nas áreas circundantes à Câmara Municipal, Biblioteca Municipal, Mercado Municipal, Rossio, Casa do Moinho e Castelo. O apoio financeiro corresponde ao montante global de 50 mil euros, ou seja, 69,07% do investimento total (72.393,02 mil euros). 



zibiz.net